Autorregulação
Autorregulação
A SCC subscreve o Código de Autorregulação dos Cervejeiros Portugueses para a Comunicação Comercial, o qual pretende reforçar os aspetos éticos da comunicação comercial (publicidade) e contribuir para um consumo de cerveja mais responsável. Entre outros, o Código adverte para o facto de a publicidade não poder ser dirigida a menores, incitá-los ao consumo nem sugerir que beber cerveja possa insinuar qualquer êxito social, desportivo ou sexual. Também impede qualquer relacionamento do consumo de cerveja com o acto de conduzir.
O Código de Autorregulação dos Cervejeiros Portugueses para a Comunicação Comercial é considerado um “best in practice” na Europa, tendo sido também subscrito pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED). O cumprimento dos princípios definidos neste código, é monitorizado por uma entidade independente, a ARP - Auto-Regulação Publicitária que assegura o seu cumprimento.
Destacamos ainda outras disposições voluntárias implementadas pela SCC, as quais constituem um compromisso adicional, para além da legislação vigente, em matéria de publicidade de bebidas alcoólicas:
- Primeira cervejeira nacional a colocar nas suas embalagens a frase “Seja Responsável. Beba com Moderação”, uma forma de sensibilizar para a temática do consumo responsável;
- Aplicação voluntária da regulamentação das cervejas com álcool às cervejas sem álcool, desde que o nome da marca sem álcool coincida com o nome da marca com álcool.
- Disponibilização ao consumidor da informação sobre ingredientes e nutrição nos rótulos das embalagem e/ou on-line para todas as marcas do nosso portfólio de cerveja e sidra, uma boa prática que segue uma recomendação dos Cervejeiros Europeus, tendo sido a Cerveja Sagres a primeira marca portuguesa a fazê-lo. Acompanhando a tendência atual dos consumidores, cada vez mais exigentes, relativamente à informação sobre os produtos que consomem, com esta declaração os consumidores têm acesso aos parâmetros nutricionais, tais como lípidos, hidratos de carbono, proteínas e sal, proporcionando maior esclarecimento sobre as suas opções de consumo, entre diversas categorias e marcas de bebidas;
Sabia Que:
- Em Portugal a idade legal para compra e consumo de bebidas alcoólicas são os 18 anos.
- Em matéria de código da publicidade só é permitido transmitir anúncios de bebidas alcoólicas em TV a partir das 22h30.
- A menção “Seja responsável. Beba com moderação.” existente nos rótulos de cerveja e sidras é um compromisso de autorregulação do sector e não uma imposição legal.