Pilar Ambiental
Um caminho para zero impacto
Neutralidade Carbónica
- Zero emissões na Produção até 2030
- Neutralidade carbónica, em toda a cadeia de valor, até 2040
- 100% de ingredientes de fontes sustentáveis (lúpulo e cevada) até 2030
Maximisar a circularidade
- Zero desperdício lançado em aterro, a nível global, até 2025
- Transformar o desperdício em valor e fechar o ciclo de materiais ao longo de toda a cadeia de valor
Recursos Hídricos Saudáveis
- Equilibrar o consumo de água utilizada nos produtos, em áreas com recusrso hídricos limitados, até 2030
- Maximisar o reaproveitamento e reciclagem da água em áreas com recusrso hídricos limitados, até 2030
- Tratar 100% das águas residuais de todas as cervejeiras até 2023
- Reduzir o consumo médio de água para 2.6 hectolitros por hectolitro (hl/hl) em zonas com escassez de água e para 2.9 hl/hl em todo o mundo, até 2030
Iniciativas Associadas
Paineis Fotovoltaicos
Investimos em energias renováveis, como fontes alternativas nas nossas unidade de produção. Recentemente instalámos 6300 painéis fotovoltaicos, 3150 painéis na Cervejeira de Vialonga e 3150 painéis na unidade de engarrafamento da Água de Luso, para autoconsumo, com uma potência instalada de 1 MWp em cada unidade. Com um investimento de 1,4 milhões de euros, esta instalação permitirá no total uma produção de energia solar de 2.845 MWh/ano e uma redução de consumo previsto de 5% na Cervejeira de Vialonga e de 20% na unidade de engarrafamento da Água de Luso.
Este projecto permitirá ainda uma redução de cerca de 1.200 toneladas/ano em emissões CO2, o equivalente à captação anual de CO2 por 53.000 árvores.
Veículos mais eficientes
Investimos também na transição para processos de logística que reduzam os níveis de emissões de carbono. Temos vindo a desenvolver vários projectos tanto na distribuição primária como na secundária. No que diz respeito à nossa frota de distribuição primária, para além da optimização de rotas e de cargas e a utilização de veículos mais eficientes, investimos em veículos movidos a Gás Natural e na nossa empresa de distribuição Novadis efectuámos testes pilotos com veículos eléctricos para entrega aos nossos clientes.
Ecodesign e optimização das embalagens
Nas embalagens, preocupamo-nos com a utilização de materiais que minimizem o impacto ambiental, integrando a preocupação de ecodesign. Temos desenvolvido ajustamentos nas embalagens primárias e secundárias, como por exemplo na redução de PET, na aposta em maiores formatos ou como na incorporação de materiais reciclados nas nossas embalagens, e promovendo o reutilizável, em linha com uma economia circular. Desde 2005, os projetos contínuos de redução de peso nas garrafas PET representam um total de 30% de redução, o que corresponde a cerca 900 toneladas PET/ano.
Drinkies 360
As marcas de cervejas, de sidra e de águas da Central de Cervejas reforçam a proximidade com os seus consumidores e disponibilizam um serviço inovador que promove o uso de embalagens retornáveis. O lançamento da plataforma “Drinkies 360”, permite efetuar encomendas online do nosso portfólio de cervejas, sidras e água, em garrafas de vidro retornáveis, privilegiando-se o uso de veículos elétricos que reduzam as emissões de CO2 nas deslocações (entregas/recolhas).
De salientar que uma garrafa de vidro retornável pode ser reutilizada até 40 vezes sendo possível reduzir as emissões de CO2 até 80% relativamente a garrafas de vidro de uso único.
Rótulos produzidos em papel FSC
As nossas embalagens são todas recicláveis e possuem, nos rótulos produzidos em papel FSC-- Forest Stewardship Council®, a indicação do ecoponto correcto onde devem ser colocadas para uma recolha selectiva.
Proteção recursos hídricos
Protegemos os recursos hídricos, nomeadamente através da defesa e manutenção do Sistema Aquífero da Água Mineral Natural de Luso, um recurso de excepção com origem na Serra do Buçaco, e cuja utilização consciente e sustentável deste recurso está na génese da marca, procurando garantir que esta água pura e intocável chega não só às gerações atuais como às gerações futuras.
A redução de consumo de água nos processos produtivos é também um compromisso que visa o equilíbrio dos recursos hídricos. Comparativamente a 2008, atingimos já uma redução de cerca de 20%.
Embalagem mais eficiente
A Água de Luso lançou uma nova embalagem de 10L – Bag in Box - mais eficiente, quer em termos quantidade de material de embalagem por litro, quer em eficiência logística e de transporte. Reciclável e fácil de separar é composta por cartão proveniente de fontes sustentáveis (FSC).
Para os consumidores é prática de transportar e mais conveniente na utilização. A sua torneira incluída permite ao consumidor, encher uma garrafa reutilizável e levá-la consigo. Este novo formato também protege a água da luz solar e é ajustável à generalidade dos frigoríficos.